Por Luis Velasquez - Schiesari Lau
Afinal, o que é uma apólice de seguro? Entender o que é e para que serve este documento é fundamental para garantir que você entenda o que está contratando em cada tipo de seguro.
Se você já contratou um seguro ou ouviu de alguém que contratou, já deve ter se deparado com este famoso termo “apólice de seguro”. Entender como ela funciona é de extrema importância pois além de você estar pagando, é nela que vai constar todas as informações sobre o seguro, funcionando como contrato entre segurado e seguradora, onde nas cláusulas constam informações como valores, coberturas, validade, entre outras de igual importância. Portanto, vem com a gente que vamos te explicar bem sobre essa tal de apólice.
Vamos direto ao ponto, o que é uma apólice seguro?
A apólice de seguro é um documento emitido pelas companhias de seguros, onde o principal objetivo é comprovar que o contratante aceitou todas as cláusulas do seguro, assim como comprovar quais riscos e condições a seguradora vai cobrir.
Concluímos então que nesse documento é um acordo entre cliente e seguradora que comprova que ambas partes aceitaram as condições em que o segurado tem direito de receber a indenização do seguro, assim como valores, prazos, vigência, garantias, responsabilidades e direitos de cada um.
Um exemplo claro de funcionamento da apólice é no caso de sinistro, onde geralmente se faz necessário o pagamento de uma franquia para acionar o seguro, e isso vai estar especificado na apólice. Ressaltamos que a franquia só é cobrada sobre danos ao bem do segurado, você pode saber mais sobre franquia no artigo já publicado em nosso blog clicando aqui.
Quais informações devem constar em uma apólice?
No contrato devem constar algumas informações básicas como quem é o segurado, os dados pessoais do mesmo e a seguradora. Quanto às condições e cláusulas que devem constar na apólice são três, sendo elas:
Condições gerais: Aqui deve constar os deveres e direitos de cada lado (seguradora e segurado), a abrangência das coberturas, os valores de cada cobertura, qual a forma de pagamento do prêmio e os prazos para pagamento do prêmio. E para saber as condições gerais mais detalhadas, acesse o site da seguradora para entender as condições do seguro em questão.
Condições especiais: São as regras específicas de cada contrato, ou seja, elas variam de apólice para apólice.
Condições particulares: Aqui, são detalhadas as coberturas e indenizações, beneficiários da apólice, quanto cada um deve receber em determinada situação e também o prazo de vigência do seguro.
Principais tipos de apólice de seguro
Quando você contrata um seguro o objetivo principal é garantir que em caso de imprevistos que causem danos corporais, materiais e até morais, o segurado seja indenizado. Por exemplo, seguro residencial que te indeniza em caso de assaltos ou danos à propriedade, dependendo do que foi contratado, ou até seguro de carro que dependendo da apólice, protege o segurado e terceiros em uma eventual colisão.
E para cada tipo de seguro existem diferentes tipos de apólice, as quais indicam como vai funcionar o seguro e as suas coberturas. São elas:
Apólice de riscos nomeados: Neste tipo de seguro, só tem cobertura aquilo que está explícito na apólice. Ao realizar o seguro, o segurado escolhe quais são as coberturas do contrato, de acordo com as suas necessidades.
Apólice de recibo: Este tipo de apólice é usada para contratos temporários, um exemplo disso são seguros viagens, que tem data de início e fim. Ela funciona também como um comprovante de pagamento e garante ao segurado a cobertura do prêmio do seguro.
Apólice contra danos a terceiros: Esta apólice oferece cobertura para indenizar danos materiais, corporais e morais que o segurado cause a outra pessoa. Ou seja, se o segurado causar um acidente que ocasione algum tipo de dano a outra pessoa e for necessário fazer um pagamento, esta apólice vai garantir a cobertura do valor dentro do limite contratado.
Apólice de seguro resgatável: Ao contrário dos demais tipos de seguros, nesta apólice o segurado pode resgatar o valor que investiu no seguro, isto é, receber pagamento de prêmio. Quanto maior o tempo que o segurado ficar ativo, maior a porcentagem que o mesmo pode receber em relação ao total pago até aquele momento.
Apólice individual e coletiva: A apólice pode ser adquirida por uma única pessoa ou também de forma coletiva. O segundo caso, geralmente é realizado por associações ou empresas em nome de diversas pessoas.
Apólice compulsória ou facultativa: Uma apólice facultativa nada mais é do que aquela feita por vontade do segurado. Já no caso de uma apólice compulsória, que é um seguro obrigatório, como o conhecido DPVAT, por exemplo, as condições não podem ser negociadas, já que é uma obrigação legal.
Este assunto é um pouco extenso e profundo não? Mas é muito importante para você que tem ou que pretende fazer um seguro, e fique tranquilo(a), caso você ainda tenha dúvidas pode nos contatar por um de nossos canais para tirar qualquer tipo de dúvida e também já contratar seu seguro com um de nossos corretores.
WhatsApp SP: 11 95001-9865
WhatsApp SC: 47 99719-9670
Email: contato@slau.com.br
Instagram: schiesari.lau
Comments