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Débito em conta precisa de autorização de titular de acordo com Banco Central

Atualizado: 14 de jun. de 2022

Por Luis Velasquez - Schiesari Lau

Você já teve algum tipo de problema com o pagamento feito em débito automático do seu seguro? Entenda porque acontece e como prevenir problema de pagamento no seu seguro.

notebook com débito em conta na tela

Para começar é importante entender que o titular da conta deve aprovar o pagamento do débito automático e isso não é uma escolha da corretora ou seguradora, e sim do governo do Brasil. A Resolução 4.771/2019 que estabelece procedimentos para autorização e cancelamento de débitos em conta corrente.


Segundo esclarece o Bacen (Banco Central do Brasil), as instituições financeiras deverão melhorar o processo e a transparência na formalização das autorizações de débito para a realização de débitos nas contas. Essa autorização deverá ter finalidade específica e conter, entre outras informações, a discriminação da conta a ser debitada. Desse modo, o débito ocorrerá somente nas contas específicas informadas pelos titulares e com finalidade restrita. As novas regras entraram em vigor em maio de 2020.


Um dos objetivos da medida é conferir transparência ao processo de autorização de débito em conta corrente e evitar autorizações de débito com poderes amplos e genéricos. A nova regra vale inclusive para autorizações de débito em conta de operações de empréstimo e arrendamento mercantil (leasing). Nesses casos, a autorização terá que ser vinculada a cada contrato. Para esse tipo de operação, também será necessária manifestação inequívoca do titular da conta quanto à eventual autorização de débitos sobre limite de crédito previamente disponibilizado em conta, se houver.


E na contração do seguro em débito automático não é diferente, é necessário autorizar o pagamento para não ter problemas com o seu seguro. Você deve ficar de olho nos lançamentos na conta que você indicou para pagamento do seguro, normalmente 2 dias antes do vencimento o valor vai aparecer em sua conta para aprovação.


A não aprovação do pagamento faz com que possa ser cancelado o seguro e se faça necessário fazer todo o processo novamente. Entretanto, algumas seguradoras acabam gerando um boleto para pagamento do valor depois de alguns dias que o banco retorna com a recusa (normalmente depois de 3 dias úteis). Existe casos que a companhia apenas reprogramam o pagamento no débito automático.


Agora você deve estar se perguntando como aprovar esse pagamento, não? Pois bem, fique tranquilo a aprovação é bem fácil de ser feita. Primeiro você tem que entender que isso depende do seu banco, mas no geral as opções para você aprovar são: Pelo aplicativo do banco dentro do seu celular, pelo caixa eletrônico em uma agência do seu banco, por telefone e diretamente com seu gerente de conta, recomendamos sempre pela praticidade e facilidade a liberação pelo aplicativo da sua instituição financeira.


Então não perca suas datas, marque no seu calendário físico ou do celular, para não deixar isso passar. Além disso, recomendamos que junte suas contas em um dia especifico do mês, assim você pode olhar sua conta naquela semana e já efetuar o pagamento do seu seguro e demais contas importantes.


Caso tenha restado alguma dúvida não hesite em se comunicar com seu corretor ou com qualquer pessoa de nossa equipe, estamos aqui para te ajudar.


WhatsApp SP: 11 95001-9865

WhatsApp SC: 47 99719-9670

Email: contato@slau.com.br

Instagram: schiesari.lau


Fonte: Bacen.

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